Chegaste à biblia do vinho.Aqui poderás encontrar aqueles termos que te deixam a cabeça em água quando lês um um artigo ou tentas  perceber as caraceteristicas do vinho.Vais perceber o que é o aroma a "madeira", o defeito "suor de cavalo" ou o que é uma "jeroboam", tudo para te tornares um autêntico sommelier ou melhor um especialista em vinhos.
A

Alicante Bouschet: Casta tinta, com origem francesa e disseminada mundialmente, encontra-se muito enraizada no Alentejo, a sua região de eleição em Portugal. Saiba mais sobre esta casta no seguinte link.

Aragonez: Casta de origem espanhola e cariz ibérico, é a casta tinta mais plantada em Portugal, com mais relevo nas regiões do Douro e Alentejo. Saiba mais sobre esta casta no seguinte link.

B

Balthazar: Garrafa de vinho de 12 litros, equivalente a dezasseis garrafas de vinho de tamanho standard. Em regra, os vinhos engarrafados em tamanhos grandes têm tendência para amadurecer melhor, na medida em que a proporção entre a quantidade de vinho é maior em relação à quantidade de ar presente na garrafa.

Blanc de Noir: Vinhos brancos produzidos através da vinificação de uvas tintas.

Blend: Vinhos produzidos através da vinificação de uvas de várias castas.

C

Cacho de uvas: Conjunto de bagos de uva seguros por um pedúnculo principal, por eixos secundários e pedúnculos secundários. Um cacho é formado pelo engaço e pelos bagos.

Casta: Respectivo significado da palavra casta

Cava: Termo espanhol, utilizado para designar um espumante produzido através do método tradicional ou Champanhês

Clarete: Os vinhos Clarete podem obter-se com mistura de uvas brancas e tintas, sendo que no Algarve a mistura é natural, pois é frequente os talhões de uvas conterem uvas brancas e tintas, dando origem e vinhos mais ligeiros no sabor e bastante aromáticos e frutados.

D

Defeito: É importante perceber que qualquer defeito no vinho não é prejudicial à saúde apenas tem um gosto diferente e por vezes mau.Os defeitos do vinho advêm da vinificação ou do armazenamento e podem ser percebidos através do paladar ou do aroma.Existem muitas causas para que estas falhas ocorram desde contaminantes quimicos que acabam por entrar em contacto com o vinho, como é o caso do TCA que está presente nas rolhas de má qualidade ou nas barricas de madeira, ou o contacto com a levedura Brett, o chamado "suor de cavalo".O mau armazenamaneto por exemplo, o contacto excessivo com o calor ou o contacto com o xigenio em demasia são outros defeitos muito presentes no vinho.

Double Magnum: Garrafa de vinho de 3 litros, equivalente a quatro garrafas de vinho de tamanho standard. Em regra, os vinhos engarrafados em tamanhos grandes têm tendência para amadurecer melhor, na medida em que a proporção entre a quantidade de vinho é maior em relação à quantidade de ar presente na garrafa.

I

Imperial: Garrafa de vinho de 6 litros, equivalente a oito garrafas de vinho de tamanho standard. Em regra, os vinhos engarrafados em tamanhos grandes têm tendência para amadurecer melhor, na medida em que a proporção entre a quantidade de vinho é maior em relação à quantidade de ar presente na garrafa.

J

Jaen: Casta tinta nativa da Península Ibérica, predominantemente cultivada na região do Dão, onde melhor se expressa e já chegou a ser a segunda casta mais plantada. Saiba mais sobre esta casta no seguinte link.

Jeroboam: Garrafa de vinho de 4,5 litros, equivalente a seis garrafas de vinho de tamanho standard. Em relação aos espumantes, este nome aplica-se a garrafas de 3 litros. Em regra, os vinhos engarrafados em tamanhos grandes têm tendência para amadurecer melhor, na medida em que a proporção entre a quantidade de vinho é maior em relação à quantidade de ar presente na garrafa.

M

Madeira:

Diz-se que o vinho tem madeira quando foi sujeito ao contacto com barricas de carvalho conferindo-lhe lhe um sabor caramelizado que por vezes também poderá lembrar baunilha suavizando os taninos, as substâncias amargas presentes nas uvas.As barricas mais utilizadas são as de carvalho americano que torna o vinho menos encorpado que o carvalho francês o outro tipo de barrica mais utilizada.Por vezes o vinho não entra em contacto com a barrica, mas para se tentar ter o mesmo resultado são utilizadas as lascas ou aparas de madeira tornando o processo produtivo menos dispendioso

Magnum: Garrafa de vinho de 1,5 litros, equivalente a duas garrafas de vinho de tamanho standard. Em regra, os vinhos engarrafados em tamanhos grandes têm tendência para amadurecer melhor, na medida em que a proporção entre a quantidade de vinho é maior em relação à quantidade de ar presente na garrafa.

Malvasia Fina: Casta branca presente em quase todas as regiões vitícolas de Portugal, com especial incidência na região do Douro, Dão e Beira Interior. Saiba mais sobre esta casta no seguinte link.

Melchoir: Garrafa de vinho de 18 litros, equivalente a vinte e quatro garrafas de vinho de tamanho standard. Em regra, os vinhos engarrafados em tamanhos grandes têm tendência para amadurecer melhor, na medida em que a proporção entre a quantidade de vinho é maior em relação à quantidade de ar presente na garrafa.

Methuselah: Garrafa de vinho de 6 litros, equivalente a oito garrafas de vinho de tamanho standard. Em regra, os vinhos engarrafados em tamanhos grandes têm tendência para amadurecer melhor, na medida em que a proporção entre a quantidade de vinho é maior em relação à quantidade de ar presente na garrafa.

Monovarietal: Vinhos produzidos através da vinificação de uvas de uma única casta.

N

Nebuchadnezzar: Garrafa de vinho de 15 litros, equivalente a vinte garrafas de vinho de tamanho standard. Em regra, os vinhos engarrafados em tamanhos grandes têm tendência para amadurecer melhor, na medida em que a proporção entre a quantidade de vinho é maior em relação à quantidade de ar presente na garrafa.

P

Palhete: Os vinhos Palhete podem obter-se com mistura de uvas brancas e tintas, sendo que no Algarve a mistura é natural, pois é frequente os talhões de uvas conterem uvas brancas e tintas, dando origem e vinhos mais ligeiros no sabor e bastante aromáticos e frutados.

R

Rehoboam: Garrafa de espumante de 4,5 litros, equivalente a seis garrafas de espumante de tamanho standard. No que toca a vinhos o nome deste formato é Jeroboam. Em regra, os espumantes engarrafados em tamanhos grandes têm tendência para amadurecer melhor, na medida em que a proporção entre a quantidade de espumante é maior em relação à quantidade de ar presente na garrafa.

S

Salmanazar: Garrafa de vinho de 9 litros, equivalente a doze garrafas de vinho de tamanho standard. Em regra, os vinhos engarrafados em tamanhos grandes têm tendência para amadurecer melhor, na medida em que a proporção entre a quantidade de vinho é maior em relação à quantidade de ar presente na garrafa.

Sauvignon Blanc: Casta branca cujas origens remontam ao século XVI em França, esta casta é a segunda casta mais cultivada em França e uma das mais cultivadas no mundo, sendo muito versátil e multifacetada. Saiba mais sobre esta casta no seguinte link.

Solomon: Garrafa de vinho de 18 litros, equivalente a vinte e quatro garrafas de vinho de tamanho standard. Em regra, os vinhos engarrafados em tamanhos grandes têm tendência para amadurecer melhor, na medida em que a proporção entre a quantidade de vinho é maior em relação à quantidade de ar presente na garrafa.

T

Terroir: Palavra de origem francesa, usada para descrever a forma como o perfil de cada vinho é afetado pelo clima, solo, características físicas e técnicas tradicionais de produção, próprias de cada região.

Tinta Roriz: Casta de origem espanhola e cariz ibérico, é a casta tinta mais plantada em Portugal, com mais relevo nas regiões do Douro e Alentejo. Saiba mais sobre esta casta.

Touriga Franca: Casta tinta, originária do norte de Portugal, é a casta com maior expressão na região do Douro, também bastante plantada na região de trás-os-montes. Saiba mais sobre esta casta no seguinte link.

Touriga Francesa: Casta tinta, originária do norte de Portugal, é a casta com maior expressão na região do Douro, também bastante plantada na região de trás-os-montes. Atualmente, desde o final do séc. XX, esta casta é oficialmente designada por Touriga Franca. Saiba mais sobre esta casta no seguinte link.

Touriga Nacional: Casta tinta originária das regiões do Dão e Douro, muito utilizada na produção de vinho do Porto, é atualmente cultivada por todo o país. Saiba mais sobre esta casta no seguinte link.

V

Viognier: Casta branca de origem francesa, atualmente é produzida um pouco por todo o mundo, incluindo em Portugal. Saiba mais sobre esta casta no seguinte link.

Tem idade legal para consumir bebidas alcoólicas no seu país de origem?